Goleiro pode ser bonito e bom ao mesmo tempo? A resposta é sim. Dá para ser relativamente bem diagramado como Gianluca Pagliuca, Julio Cesar, Jefferson, Veloso e Buffon e, ainda assim, ser bem sucedido embaixo das traves. O que, no entanto, não combina com um goleiro é a instalação de kits no intuito de seguir alguma moda atual.

Até porque, goleiro não é como atacante. Se o Neymar perder um gol ou não jogar nada após instalar um kit: tudo bem, ele pode se redimir na próxima jogada ou partida. Se um goleiro toma um gol ridículo usando um coque samurai, ficará marcado para sempre por isso e ainda questionarão se o jogador não está mais preocupado com aparência do que com o desempenho em campo. É injusto? Sim. Mas é a vida. A vida é injusta e tem posições da sociedade que exigem mais responsabilidade e menos instalações de kits para se ter respeito.

Os casos recentes do galã-goleiro Karius, do golpista De Gea e do Keylor Navas frangando enquanto ostentam coque provam isso. Veja os lances bizarros e comprove essa teoria:

Karius frangando

De Gea tomando frango em gol de Cristiano Ronaldo

Navas falhando enquanto ainda tinha coque