Acabou a fase de grupos da Copa para a seleção brasileira. E depois de passar vergonha contra um país que é o paraíso fiscal da família tradicional e não convencer contra  a Costa Rica, cuja seleção é nível Copa Kaiser com um goleiro profissional, finalmente a seleção venceu um jogo e ainda deu show de tática e posicionamento (seja lá o que isso signifique, foi o que disseram nas mesas redondas e eu to repassando). Prova que fizemos certo ao torcer pra seleção enquanto os políticos roubam a gente. Inclusive já renovei meu plano para 2022.

Ao decidir jogar em pé, o Menino Neymar reforçou que tem talento também no futebol e não só na interpretação ao fazer caras de dor e sofrimento a cada dividida, atuação que já o tornou melhor ator que Bruna Marquezine e Reynaldo Gianechinni.

Untitled collage

Só precisa aceitar que nem sempre vai ter gol dele e parar de ficar forçando um protagonismo no final de todo jogo. Mas só de não ficar deitado a maior parte do tempo, tá ótimo. Já posso colocar minha TV na horizontal novamente. Agora só esperamos que a Neyrmã, que conseguiu a façanha de se machucar torcendo contra a Costa Rica e deslocar o ombro, aprenda com ele que dá para ver jogo sem cair e se contundir. Sabemos que é difícil e que talvez seja uma tendência genética não parar em pé. Mas não custa tentar. O Neymar quase conseguiu. Mas sabe como é. Vício não é vencido de uma vez e, ao receber um carrinho, o jogador rolou cinco vezes sobre o eixo do corpo. Mas foi a única cena patética.

Porém, mais uma vez o destaque da partida foi o cospobre de Meghan Markle, o craque Phillipe Coutinho. Hominho da porra, foi dele o passe para o belo gol de Paulinho, que fez um movimento de balé em angulação de pernas de 90º  para colocar a bola por cima do goleiro sérvio (cujo nome termina em IC, mas não sabemos quem é). Com essa atuação digna de aluno do Mikhail Baryshnikov, Paulinho ainda levou o prêmio de Homem do Jogo.

36310038_2048980425418280_745382490364968960_n

Já Gabriel Jesus está morto e pregado há três jogos. Se o seu nome for profético, talvez ressuscite no próximo. O que esperamos. Porque se continuar assim, o menino que viu a copa como torcedor em 2014 e virou titular da seleção quatro anos depois, pode voltar a assistir o mundial como torcedor em 2022. Até o momento, a maior contribuição dele para a seleção continua ter pintado a rua da casa que morava na Zona Norte de São Paulo.

jesus

Alisson só entrou em campo para tomar um gol ridículo da Suiça, estourar um balão vermelho e ostentar seu kit topnejo. Não foi acionado. Esperamos que isso não faça com que ele chegue sem jeito de pegar bolas contra o México na próxima segunda-feira. A maldição do goleiro galã é real e neste ano já fez uma vítima, o alemão Karius, que fez uma das atuações mais patéticas do futebol mundial em 2018.

E, por últimos, não podemos esquecer de elogiar toda a zaga. Com 1,40m, Fagner tem garantido a estabilidade pela direita. Só não pode deixar esse semi-anão sozinho com atacante com mais de 1,60m, porque ele vai perder qualquer dividida de cabeça.

36269152_2046877398961916_4505433518276345856_n

Marcelo fingiu contusão no pé e pediu para sair. Depois disse que era dor na lombar, o que é literalmente coisa de velho. Desconfiamos que a verdade é que o lateral tenha tido uma diarreia fulminante e pediu para sair antes de se cagar em campo, dando lugar a Felipe Luiz, jogador que todo mundo pensa ser uma versão melhor diagramada do Cassio. E Thiago Silva marcou gol, mas ainda lembramos que ele chorou no colo do Felipão em 2014.

brasil-chile22-original2

BELO HORIZONTE, 28 de junho de 2014
Brasil x Chile
Oitavas de final
Copa do Mundo Fifa